Itália promete apoio total à Ucrânia durante primeiro encontro de Zelensky com papa

Os líderes da Itália prometeram neste sábado (13) total apoio militar e financeiro à Ucrânia e reiteraram o apoio à sua candidatura à adesão à União Europeia (UE), enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitava Roma pela primeira vez desde o início da guerra.

Zelensky se encontrou com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e depois com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, antes de seguir para o Vaticano para conversar com o papa Francisco, que disse no final de abril que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para acabar com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Tanto Mattarella quanto Meloni reiteraram o total apoio da Itália à Ucrânia em termos de ajuda militar, financeira, humanitária e de reconstrução a curto e longo prazo.

Em uma coletiva de imprensa após sua reunião com Zelensky, Meloni condenou a “agressão brutal e injusta” da Rússia, prometeu o apoio da Itália à Ucrânia “pelo tempo que for necessário” e instou a Rússia a se retirar imediatamente.

“Não se pode alcançar a paz por meio da rendição”, disse ela, repetindo um comentário anterior de Mattarella.

“Seria um precedente muito grave para todas as nações do mundo”.

Ela enfatizou o apoio da Itália à adesão da Ucrânia à União Europeia e à “intensificação” de uma parceria com a Otan.

Enquanto seguia para o palácio presidencial, a comitiva de Zelensky passou por pequenos grupos de pessoas segurando bandeiras ucranianas. Uma pessoa erguia um cartaz condenando a Rússia.

Zelensky voou para Roma em um avião do governo italiano que foi escoltado por jatos de combate sobre o espaço aéreo italiano. Ele deve ser recebido em Berlim no domingo.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Itália promete apoio total à Ucrânia durante primeiro encontro de Zelensky com papa no site CNN Brasil.



source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/italia-promete-apoio-total-a-ucrania-durante-primeiro-encontro-de-zelensky-com-papa/
Close Menu