Conheça o Bard inteligência artificial do Google que chega para competir com ChatGPT

O Google anunciou nesta semana que a sua ferramenta de inteligência artificial, o Bard, chega ao Brasil ainda em 2023.

Segundo a empresa, trata-se de uma experiência separada e complementar à pesquisa do Google.

Em uma publicação, a empresa diz que o Bard busca “combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”. 

Ele se baseia em informações da internet para fornecer respostas novas e “de alta qualidade”, conforme anunciou a empresa. 

“Bard pode ser uma saída para a criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade, ajudando você a explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da Nasa para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento”, diz a publicação. 

Além disso, o chatbot promete ajudar os usuários a esboçar e escrever rascunhos de redação, planejar o chá de bebê de um amigo e obter ideias para o almoço com base no que está na geladeira.

O movimento do Google ocorreu meses depois do sucesso viral do ChatGPT e coloca as duas empresas em uma disputa pela liderança da inteligência artificial do mundo.

Bard x ChatGPT

Segundo o fundador da Startse, Junior Borneli, o Bard, que já está disponível nos Estados Unidos, tem sido muito usado por se diferenciar do ChatGPT em um quesito primordial: atualização em tempo real.

“Ele está conectado em tempo real à internet. Seus dados são atualizados rapidamente. Tudo que foi publicado agora na internet já pode ser acessado pelo Bard. Isso é uma vantagem competitiva enorme em relação ao ChatGPT, que tem seus dados atualizados até meados de 2021”, disse.

Com isso, também nesta semana, a Microsoft anunciou que quem acessa o ChatGPT por meio do Bing, que é o serviço de busca da empresa, também passa a ter acesso a dados atualizados.

“Isso é só uma demonstração de como essa competição é quente e como muda a cada segundo a competição de quem vai ser o grande líder de inteligência artificial do mundo”, pontuou Borneli.

Google Bard VS OpenAI ChatGPT / Illustration by Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images

Empresas de tecnologia têm apostado cada vez mais na inteligência artificial e novidades são anunciadas recorrentemente. No entanto, sabe-se que o impacto que esse tipo de ferramenta pode ter na sociedade ainda é desconhecido.

Executivos de algumas das maiores empresas de tecnologia estão simultaneamente dizendo ao público que a IA tem o potencial de causar a extinção humana, ao mesmo tempo em que correm para investir e implantar essa tecnologia em produtos que atingir bilhões de pessoas.

Em um comunicado, um porta-voz da Microsoft disse: “Estamos otimistas sobre o futuro da IA ​​e achamos que os avanços ​​resolverão muito mais desafios do que apresentam, mas também temos sido consistentes em nossa crença de que, quando você cria tecnologias que podem mudar o mundo, você também deve garantir que a tecnologia seja usada com responsabilidade.”

Com informações de Samantha Murphy Kelly e Catherine Thorbecke, da CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça o Bard, inteligência artificial do Google que chega para competir com ChatGPT no site CNN Brasil.



source https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/conheca-o-bard-inteligencia-artificial-do-google-que-chega-para-competir-com-chatgpt/
Close Menu