CEGIM é oficialmente entregue já com perspectiva de ampliação

Responsável pela operação do sistema da Muralha Digital, a CEGIM (Central Guaçuana de Inteligência e Monitoramento) foi inaugurada na noite desta quarta-feira (07), passando a operar oficialmente o sistema de vigilância remota de 48 pontos estratégicos do município.

A estrutura instalada na antiga sede do Procon local, na Praça Antônio Giovani Lanzi, a Praça da Capela, irá operar 24 horas por dia, equipada com equipamentos que farão o controle das quase 100 câmeras e irá operar de maneira integrada a rede Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Porém, conforme enfatizou o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) durante seu discurso na cerimônia, já há planos de que a rede seja ampliada. “Hoje contamos com quase 100 câmeras, mas a nossa intenção é que até o final da nossa gestão possamos ter perto de 200 câmeras operando para que mais pontos possam ser monitorados”, afirmou.

Todo o sistema será operado por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), que nas últimas semanas foram submetidos aos treinamentos para o controle dos equipamentos e exploração de todas as funcionalidades, entre elas, a leitura de placas de veículos para identificação de eventuais envolvimentos em crime ou fruto de furto e roubo.

A instalação da Muralha Digital era um dos projetos de governo da atual administração e já vinha sendo alvo de planejamento desde o segundo semestre de 2022.

Além da GCM, o sistema da CEGIM também irá auxiliar as rotinas diárias de outras forças de segurança, como PM (Polícia Militar) e Polícia Civil, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A Central levará o nome do subcomandante da GCM, Luiz Carlos Dias, falecido em junho de 2021, vítima da Covid-19. Seus familiares participaram da solenidade e homenagem.



from Guaçu Agora https://ift.tt/8bDFM5K
via IFTTT
Close Menu